Veja como acompanhar o status do Imposto de Renda 2020 com certificado digital

by in ÚLTIMAS NOTÍCIAS 11/08/2020

Fonte: Segs

Documento eletrônico facilita a consulta da declaração entregue, simplifica possíveis ajustes e oferece mais segurança aos contribuintes

O Certificado Digital é uma tecnologia que traz vantagens aos contribuintes em diversas etapas do Imposto de Renda. Após o envio da declaração, quem tem o documento eletrônico pode acompanhar com mais agilidade e praticidade o status do processamento dos dados declarados, já que o certificado proporciona entrada direta no ambiente da Receita Federal, sem a necessidade de precisar gerar um código de acesso. Com a pesquisa, fica mais fácil entender, por exemplo, se a declaração foi processada, se está em fila de restituição ou se está retida na Malha Fiscal, popularmente conhecida como malha fina, como explica a Serasa Experian.

“Os contribuintes se preocupam em entregar a declaração no prazo, mas depois grande parte não lembra de conferir a situação do processamento. Podem ser solicitados o envio de documentos extras e ajustes de informações, por exemplo, que se ignorados, podem implicar no registro de malha fina. Nesse sentido, o certificado digital ajuda muito, uma vez que oferece um processo de acompanhamento simplificado, tornando tudo mais prático, ágil e seguro”, explica o diretor de Identidade Digital da Serasa Experian, Mauricio Balassiano.

O primeiro passo para visualizar informações referentes ao Imposto de Renda é acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Desde o início de julho, essa plataforma passou por uma alteração e, para acessá-la, é preciso fazer um cadastro prévio com o certificado digital para obter uma atribuição de selo de confiabilidade no Portal Gov.br, processo ágil, que vale tanto para registro de CPF, quanto de CNPJ. Clique aqui para ver o passo a passo com todos os detalhes.

A Receita Federal considera um prazo de cinco anos, após a entrega da declaração, para cobrar as pendências no Imposto de Renda. “O ideal, porém, é aproveitar as vantagens dos meios digitais para realizar o quanto antes o processo de consulta do status e regularização de dados e documentos para que alguma dependência não seja cobrada no futuro e pegue o contribuinte de surpresa”, recomenda Balassiano.

Dentre as vantagens da consulta periódica feita por meio de certificação digital, destacam-se:

A agilidade no acesso à plataforma da Receita Federal;
A possibilidade de alterar dados, se solicitado via Extrato do Processamento da DIRPF durante o processamento da declaração;
A apresentação de documentos online com segurança e garantia de validade jurídica;
Acesso às declarações entregues nos últimos anos para o caso de confirmação de informações e referências, por exemplo;
Possibilidade de checar dados e fontes pagadoras para complementar uma retificação.

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.800 pessoas em 45 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Para contratar ou renovação de Certificado Digital em Valinhos região, consulte o Núcleo Contábil, que oferece o atendimento personalizado, e eficiente para contratação e renovação de Certificados: e-CPF, e-CNPJ, NF-e e NFC-e na região de Valinhos.

Central de Atendimento Núcleo Contábil  – Certificado Digital em Valinhos:

Rua Fioravante Basilio Maglio, 133 Nova Valinhos CEP: 13271-260 – Valinhos – SP


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    WhatsApp chat