CNH: 50 mil em SP solicitaram mudança de categoria em 2021

by in ÚLTIMAS NOTÍCIAS 07/12/2021
Fonte: DETRAN SP

O número de alterações na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aumentou 130%

O número de solicitações de alteração e adição de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aumentou 130% no comparativo entre janeiro e outubro de 2020 e o mesmo período de 2021, de 21.895 para 50.467. Os dados foram divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).

Entre as três categorias mais requisitadas estão: A/E (motos e veículos articulados como ônibus sanfonado e caminhão com carretas), que passou de 3.920 para 10.194, aumento de 160%; A/D (motos e veículos para transporte de passageiros), de 12.585 para 28.766 (+129%) e D (veículos de transporte de passageiros), que teve 4.059 solicitações nos dez meses de 2020 e 8.239 em 2021 (+ 103%).

 

CNH: 50 mil em SP solicitaram mudança de categoria em 2021

CNH: 50 mil em SP solicitaram mudança de categoria em 2021

Segundo o Detran-SP, o crescimento nas solicitações de troca e adição de categoria vem de encontro às crises econômica e sanitária em decorrência da pandemia de coronavírus, que levou muita gente a buscar uma nova fonte de renda.

A categoria A (motos) é o grande destaque desse incremento, pois são pessoas que migraram de modalidade para trabalhar como motofretista seja na área de delivery de alimentação, e-commerce e logística; aliado também àqueles que passaram a usar motos por questão de economia de combustível.

Os números refletem ainda o aumento das categorias D e E, que são os motoristas que saíram em busca de emprego na área de transporte de cargas e de passageiros.

Como fazer a alteração?

A solicitação de alteração de categoria na CNH pode ser feita com a equipe do Núcleo Despachante Valinhos. Exigências para solicitar a alteração

  • Ter no mínimo 21 anos (para as categorias D e E), estar com a CNH com foto em situação regular, não ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses.
  • Exame médico: solicitado para todas as categorias. Para taxista, motorista de ônibus ou condutor que realize alguma outra atividade remunerada de transporte de bens ou pessoas, será necessária também uma avaliação psicológica.
  • Fazer exame toxicológico para quem tem categoria B e deseja conduzir veículos que exijam habilitação específica (categorias C, D ou E).
  • Após a aprovação nos exames médico e psicólogo é necessário que o motorista faça o curso específico para a modalidade desejada em um Centro de Formação de Condutores (CFC/autoescola) credenciado ao Detran-SP.
  • Inclusão de EAR (Exerce Atividade Remunerada): o motorista habilitado apenas na categoria A que deseja incluir a observação “Exerce atividade remunerada”, deve ter 21 anos completos, estar habilitado no mínimo há dois anos na categoria A, além de ter obtido aprovação em curso especializado de motofrete e/ou mototáxi.

 

Núcleo Despachante Valinhos – Transferência veicular, licenciamento, renovação de CNH e 1º emplacamento. Financie os débitos do veículo em até 18x.

Central de Atendimento Núcleo Despachante Valinhos:

Rua Fioravante Basilio Maglio, 133 Nova Valinhos CEP: 13271-260 – Valinhos – SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    WhatsApp chat