Saiba como o certificado digital pode ser útil para as empresas na pandemia

by in ÚLTIMAS NOTÍCIAS 14/08/2020

Fonte: Metrópoles

Os empreendedores estão se reinventando para conseguir sobreviver diante da crise causada pelo novo coronavirus. Entretanto, a busca por oferecer segurança ao cliente e para o próprio negócio tem sido uma das maiores preocupações. Segundo dados do Instituto de Tecnologia da informação (ITI), até início de julho foram emitidos 3 milhões de certificados digitais no país, um aumento de 55,8% em comparação com o mesmo período de 2019. Mas, o que é o certificado digital?

Basicamente, trata-se de um arquivo eletrônico criptografado que funciona como assinatura/identidade da pessoa física ou jurídica, com a finalidade de fornecer integridade e proteção para as informações trocadas virtualmente. Para a emissão desse certificado, é fundamental procurar empresas com credibilidade já reconhecida, como a RhedeConect, que está há mais de sete anos no mercado e é habilitada como Autoridade Registro (AR) pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Certificado Digital
Certificado Digital

Funcionalidades do certificado digital

No caso de pessoa física, destacam-se: atualmente, todos os atos praticados pelas juntas comerciais, exigem assinatura digital dos responsáveis, por meio do e-CPF, como ato de constituição, alteração, baixa, registros de balanços, dentre outros. As pessoas físicas podem utilizar o e-CPF para entrega da declaração do imposto de renda, pré-preenchidas, com os dados fornecidos pelas fontes pagadoras, despesas medicas, planos de saúde, previdência privada, evitando assim erros de preenchimento e evitando a malha fiscal. 
No caso das pessoas jurídicas, o certificado digital e-CNPJ é utilizado para: envio das obrigações fiscais e contábeis, liberação de seguro desemprego, adesão a benefícios do governo, como redução e suspensão da jornada de trabalho, emissão de notas fiscais eletrônicas e assinatura de contratos diversos.

De acordo com Afonso José Duarte Junior, gestor comercial da RhedeConect, o certificado digital identifica de forma inquestionável pessoas e empresas no meio digital, como um “RG no mundo digital”.

O documento garante validade jurídica, segurança, autenticidade, integridade, não-repúdio e confidencialidade de dados. Além disso, com ele é possível agilizar processos e reduzir custos para o negócio.

Certificados mais comuns no Brasil

Quem pretende obter um certificado digital precisa definir qual o tipo mais adequado para as próprias necessidades, já que qualquer pessoa física ou jurídica que esteja com CPF ou CNPJ ativo pode adquirir esse modelo de documentação. No Brasil, os dois formatos mais comuns são: o A1 e o A3.

  • Certificado A1: é um software que fica instalado no computador ou no emissor de notas fiscais da empresa e tem a validade de um ano. Entre as principais vantagens do uso estão a facilidade e a possibilidade de automatizar processos, como o da emissão de Notas Fiscais Eletrônicas. Além disso, permite backup, assim, o certificado não é perdido caso os computadores sejam formatados ou apresentem problemas.
  • Certificado A3: é um hardware, ou seja, é um dispositivo físico, que pode utilizar de conexões USB (similar a um pen drive), que deve ser ligado ao computador para funcionar. Entre as vantagens, estão a duração, ele pode ter validade de um a três anos, e é considerado mais seguro por não poder ser transferido ou copiado para outros equipamentos além da mídia original.

Afonso José Duarte Junior, gestor comercial, e Gustavo Gonzaga, agente de registro, fazem parte da equipe localizada no SAANHugo Barreto/Metrópoles

Para a emissão do certificado, o cliente PF precisa apenas de documento com foto, já PJ necessita apresentar documento com foto do responsável na Receita Federal e o ato constitutivo. A RhedeConect conta com suporte técnico disponível 14 horas por dia e ainda disponibiliza a emissão presencial ou via videoconferência.

Atendimento por videoconferência em três minutos

Para facilitar a vida dos clientes, a RhedeConect implementou o atendimento e a emissão de certificações por videoconferência, atendendo assim todo o território nacional. “A possibilidade de emitir o certificado digital via videoconferência leva mais conforto e segurança aos clientes”, explica Afonso José Duarte Junior, gestor comercial da empresa. Ele conta que é possível realizar a emissão até por celular, tornando ainda mais cômodo para as pessoas.

O atendimento virtual também tornou o processo mais rápido. Se antes a média presencial durava entre 10 e 15 minutos, virtualmente o processo todo leva, aproximadamente, apenas três.

Para contratar ou renovação de Certificado Digital em Valinhos região, consulte o Núcleo Contábil, que oferece o atendimento personalizado, e eficiente para contratação e renovação de Certificados: e-CPF, e-CNPJ, NF-e e NFC-e na região de Valinhos.

Central de Atendimento Núcleo Contábil  – Certificado Digital em Valinhos:

Rua Fioravante Basilio Maglio, 133 Nova Valinhos CEP: 13271-260 – Valinhos – SP

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