Semana de Telemedicina: como emitir o certificado digital para atendimento online?
Fonte: Portal Pebmed
Este ano, devido à pandemia de Covid-19, o Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou o uso da telemedicina. Apesar de a medida ter caráter excepcional, muitos médicos acreditam que o modelo de atendimento virtual tem potencial para continuar mesmo após essa situação. Por isso, esta semana estamos realizando a Semana de Telemedicina, um especial com tudo o que você precisa saber para realizar um teleatendimento!
Certificado digital para teleatendimento
Um atendimento comum envolve emitir prescrições e atestados que, para que sejam válidos, precisam ter assinatura e carimbo do médico. Mas se um documento desse tipo escaneado e enviado para o paciente não é aceito, como deve ser feito em um teleatendimento?
Para esses casos, existe o certificado digital ICP-Brasil! Ele valida a prescrição enviada e é aceito pelas farmácias, até mesmo em casos de medicações controladas. E se você não sabe como emitir um certificado, não se preocupe! Preparamos um tutorial com o passo a passo que você precisará fazer e tiramos algumas das principais dúvidas envolvendo esse modelo.

Tutorial para emissão do certificado digital ICP-Brasil
- Acesse o site Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e escolha uma certificadora autorizada. Os preços dos certificados podem variar, por isso vale avaliar as opções disponíveis;
- Acesse o site da certificadora escolhida;
- Escolha um dos tipos de certificado E-CPF (A1 ou A3) e tempo de validade desejada (12 ou 36 meses). Algumas empresas solicitam o pagamento neste momento, antes de realizar o agendamento presencial, outras apenas no atendimento;
- Apesar de a maioria das emissões acontecer apenas presencialmente, algumas certificadoras já realizam atendimento por videoconferência. Para isso, é necessário possuir a biometria cadastrada na base da ICP-Brasil;
- Mesmo em casos de atendimento por videoconferência é necessário fazer um agendamento;
- Após o agendamento (presencial ou não) preste atenção aos documentos necessários para o atendimento.
O que são os tipos de certificado A1 e A3?
Os tipos de certificado digital A1 e A3 dizem sobre o local de armazenamento. A maioria das certificadoras permite escolher uma das duas opções para as certificações E-CPF.
- A1: O certificado digital é emitido diretamente no computador do solicitante, onde fica armazenado.
- A3: O certificado digital é emitido e armazenado em dispositivos móveis, podendo ser um token gerado no smartphone ou um smartcard.
Após a emissão do certificado, qual o próximo passo?
Para utilizar o certificado, é necessário contratar um software que permita a montagem de prescrições e atestados digitais.
Como envio a prescrição ou atestado para o paciente?
Depende do software utilizado para fazer a prescrição. Em alguns é possível enviar direto por e-mail, outros você precisará baixar e salvar o arquivo.
O paciente precisa imprimir a receita?
Geralmente as farmácias já aceitam a apresentação da prescrição via dispositivo eletrônico (como smartphone).
Todo teleatendimento precisa de certificado digital?
A emissão do certificado não é obrigatória para realizar um atendimento virtual, mas ele é necessário para:
- Assinar prescrições de medicamentos;
- Assinar atestados que o paciente possa precisar.
Para contratar ou renovação de Certificado Digital em Valinhos região, consulte o Núcleo Contábil, que oferece o atendimento personalizado, e eficiente para contratação e renovação de Certificados: e-CPF, e-CNPJ, NF-e e NFC-e na região de Valinhos.
Central de Atendimento Núcleo Contábil – Certificado Digital em Valinhos:
- (19) 99218-7056 (Whatsapp)
- nucleo@nucleocontabil.com.br
- (19) 3869-6933
Rua Fioravante Basilio Maglio, 133 Nova Valinhos CEP: 13271-260 – Valinhos – SP